Memória da Eletricidade narra as cinco décadas de história da Eletrosul em livro

Livro 50 anos Eletrosul

Memória da Eletricidade narra as cinco décadas de história da Eletrosul em livro

Eletrosul 50 anos é o mais novo livro da Memória da Eletricidade. Com 220 páginas, a publicação narra a trajetória de uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do setor elétrico brasileiro e que completa, em 23 de dezembro, 50 anos de atuação.

Fruto da parceria entre Eletrobras Eletrosul e Memória da Eletricidade, a edição bilíngue português/inglês resgata e reconstitui a história da estatal, que é um grande exemplo dos diferentes ciclos de modelos institucionais do setor elétrico brasileiro. Fundada em 1968 como concessionária regional da Eletrobras na região sul, durante uma etapa avançada do processo de estatização do setor, em 1995 a Companhia foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) e teve seus ativos de geração privatizados em 1998.

Somente em 2004 seria autorizada a retomar as atividades de geração e, por meio de empreendimentos próprios e da participação em Sociedades de Propósito Específico (SPEs), ampliou sua estrutura de negócios e atuação para além da área geográfica tradicional. Hoje, a empresa é referência em energias renováveis e predominantemente limpas, sendo responsável por uma importante contribuição na inserção da energia eólica na matriz elétrica brasileira.

Com a realização de Eletrosul 50 anos, a empresa registra sua história de sucesso construído pelo permanente comprometimento com o desenvolvimento da região sul e do Brasil. Para a Memória da Eletricidade, instituição especializada na preservação da história da indústria da eletricidade no país, desenvolver um projeto que não só salvaguarda a trajetória tecnológica, econômica e social de uma importante porção do país, mas também produz conhecimento para a construção do futuro do setor elétrico brasileiro, é, de forma literal, realizar sua missão.

Comentar no Facebook

No Comments

Post A Comment