Itaipu Binacional celebra 45 anos

Itaipu Binacional celebra 45 anos

Constituída em 17 de maio de 1974, Itaipu Binacional tem o registro de seus primeiros passos ainda em 1966, com a assinatura da Ata de Iguaçu. O tratado é um dos mais importantes acordos estabelecidos entre Brasil e Paraguai e regulamenta o interesse bilateral de aproveitamento dos recursos hidráulicos do Rio Paraná.

O surgimento da instituição binacional solucionou um grande impasse diplomático, acompanhado de intensas negociações políticas. De gestão conjunta e paritária, Itaipu Binacional construiu, entre 1975 e 1982, a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu – líder mundial na geração de energia limpa e renovável, produtora de mais de 2,6 bilhões de Megawatts-hora, desde o início de sua operação, em 5 de maio de 1984.

Dirigida no Brasil pela Eletrobras e, do lado paraguaio, pela Administración Nacional de Eletricidad (ANDE), empresa estatal responsável pelos serviços de energia elétrica do país, o empreendimento hidrelétrico brasileiro-paraguaio é referência nos estudos de concreto e segurança de barragens, graças a magnitude de suas dimensões. A barragem da usina, por exemplo, possui 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, equivalente a um prédio de 65 andares.

Curiosidades
De origem tupi-guarani, a palavra Itaipu significa “pedra que canta”, em referência à ilha anteriormente localizada no local da usina.

Para saber mais:
Livro “Notas sobre os antecedentes da criação de Itaipu Binacional”, editado em 1999 pela Memória da Eletricidade.
Livro “Energia elétrica e integração na América do Sul”, editado em 2004 pela Memória da Eletricidade.
Livro “Itaipu, a Luz”, produzido pela Itaipu Binacional. Todos os livros estão disponíveis na Biblioteca Leo Amaral Penna, na Memória da Eletricidade.

Imagem 1: Vertedor e plataforma 165. Escavação comum, em 1976. Acervo Memória da Eletricidade

Imagem 2: Vista parcial das instalações do canteiro de obras da margem esquerda, em 1976. Acervo Memória da Eletricidade

Imagem 3: Linha de 66kv que cruza o rio paraná pórtico da margem direita, em 1976. Acervo Memória da Eletricidade

Imagem 4: Inauguração da barragem e abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica Itaipu, em 1982. Em primeiro plano, ao centro, o presidente do Brasil João Batista O. Figueiredo, tendo à sua direita, Andrés Rodríguez Pedotti, presidente da República do Paraguai. Acervo Memória da Eletricidade.

Comentar no Facebook

No Comments

Post A Comment