Programa de História Oral

A história oral é uma metodologia de pesquisa que acessa, por meio de entrevistas gravadas, os conhecimentos gerados e acumulados por pessoas que protagonizaram ou podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida e outros aspectos da história contemporânea. Tem como principal objetivo a criação de novas fontes documentais para compreensão de determinado objeto de pesquisa. Na Memória da Eletricidade, esse recurso é empregado nas atividades de estudo e disseminação da trajetória da indústria da eletricidade no Brasil, produzindo e disponibilizando essas fontes históricas.

 

Criado em 1986, o Programa de História Oral da Memória da Eletricidade remonta à origem da própria instituição, com a gravação de uma série de depoimentos que resgatam os antecedentes da Eletrobras, realizados em parceria com o CPDOC/FGV.  Em 30 anos de atividade, o Programa gerou um consistente acervo com mais de 560 horas de áudio e 70 horas de vídeo, que registram 308 depoimentos de 256 dirigentes e técnicos com marcante atuação no setor elétrico e na administração pública, todos transcritos e disponíveis para consulta. As entrevistas são divididas em dois tipos: “história de vida”, que acompanha o entrevistado a partir da infância e se aprofunda em questões específicas, e “temáticas”, que se volta para assuntos e contextos pontuais dos personagens em sua atuação no setor elétrico.

 

Como desdobramento do Programa, sete entrevistados tiveram seus depoimentos do tipo “história de vida” editados, em formato de livros impressos, pela Memória da Eletricidade: Lucas Lopes, Octavio Marcondes Ferraz, Mauro Thibau, John Cotrim, Mario Bhering, Henrique Mello e André Balança. Mais numerosos, os depoimentos de caráter temático foram amplamente aproveitados em 20 publicações da Memória da Eletricidade, abordando diversos assuntos atinentes à história da energia elétrica no Brasil.

 

A história oral possibilita novas perspectivas para o entendimento do passado recente, dando voz a indivíduos e enriquecendo a discussão de aspectos da história brasileira, como o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país. Por meio do Programa de História Oral da Memória da Eletricidade, a instituição cumpre uma parcela significativa de seu papel na pesquisa e na difusão da história da energia elétrica no país.

 

Clique nos links abaixo para conhecer os entrevistados do nosso acervo de depoimentos:

– Década de 1970

– Década de 1980

– Década de 1990

– Década de 2000

– Década de 2010

– Depoimentos Avulsos