Dia da engenharia

Dia da engenharia

Celebra-se hoje no Brasil o Dia da Engenharia, atividade presente e indispensável a todos os setores da sociedade. A data foi escolhida em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto em frente ao 1º Batalhão de Engenharia no dia 10 de abril de 1886, na Guerra do Paraguai, e por isso, considerado o patrono da engenharia no Brasil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Memória da Eletricidade recorda, nesta data, a importância singular da profissão para o desenvolvimento do país, especialmente no setor elétrico, uma vez que a atuação de profissionais como o Barão de Capanema, responsável pela primeira linha telegráfica; Arthur Thiré, engenheiro francês radicado no Brasil e idealizador da primeira usina hidrelétrica do país; Cesar Rabello, engenheiro eletricista e especialista em centrais hidroelétricas, fez do Brasil uma nação pioneira na utilização e no desenvolvimento da eletricidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A história da engenharia moderna começou dentro dos exércitos, a partir do século XVII, com a demanda por fortificações mais bem protegidas e estruturadas para conter as forças inimigas. O desenvolvimento desta ciência permitiu que engenheiros militares fossem empregados em todo tipo de obras e atividades que envolvessem a engenharia, tornando-os responsáveis não só por fortificações, como também pela construção de palácios, igrejas e aquedutos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para saber mais sobre a história da engenharia brasileira consulte os títulos disponíveis sobre o tema na Biblioteca Léo Amaral Penna (Blap).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foto: Os engenheiros John Reginald Cotrim e Antônio Dias Leite Júnior na inauguração Usina Luiz Carlos Barreto de Carvalho (Estreito), em 9 de setembro de 1970. Acervo Memória da Eletricidade.

Comentar no Facebook

No Comments

Post A Comment