Chesf celebra 71 anos de história

Aniversário-Eletrobras-Chesf

Chesf celebra 71 anos de história

Uma das mais importantes empresas de energia do setor elétrico brasileiro, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, foi constituída em 15 de março de 1948, em assembleia geral realizada na cidade do Rio de Janeiro. Sua criação tinha por objetivo inicial de promover o aproveitamento do potencial energético da cachoeira de Paulo Afonso, situada no rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Bahia, sanando assim o déficit energético da região Nordeste.

Apesar das objeções dos antigos Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica (CNAEE) e Conselho Técnico de Economia e Finanças, a proposta de criação da empresa foi aceita pelo então presidente da república Getúlio Vargas, que autorizou o Ministério da Agricultura, por meio do Decreto-Lei n.º 8.031 e do Decreto n.º 19.706, promulgados em 3 de outubro de 1945, a promover, respectivamente, a organização da empresa e as atribuições e obrigações desta como concessionária de energia elétrica.

Como principais realizações da Chesf em seus primeiros anos de vida, podemos destacar a construção da Usina de Paulo Afonso I, considerada na época uma das maiores obras da engenharia nacional e inaugurada em 1955, com 180 mil kW de potência instalada; e a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, criada em 1979, com 1 milhão e 50 mil kW de potência instalada. A energia gerada em Sobradinho é proveniente das águas de um dos maiores lagos artificiais do mundo, o reservatório de Sobradinho, que possui uma área de 4 mil km² e capacidade de 34 bilhões de m³, sendo ainda responsável por regularizar a vazão do rio São Francisco.

Essas e tantas outras grandes realizações e empreendimentos fizeram da Chesf uma das principais empresas do sistema de transmissão e geração do Brasil, alimentando o parque industrial brasileiro com excelência e reconhecimento mundial. Além de contribuir ativamente no desenvolvimento da região Nordeste e do Brasil, a empresa permanece em constante inovação, atuando em energias renováveis (eólica e solar) e na transposição das águas do São Francisco para os estados do Nordeste.

Para saber mais sobre essa história extraordinária de competência, recomendamos o livro “Chesf: 70 anos de história” desenvolvido pela Memória da Eletricidade para a comemoração dos 70 anos da Chesf (2018). A publicação narra a trajetória da empresa, fundamental para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Nordeste e do Brasil.

Foto: Usina de Sobradinho (BA). Casa de força, muro divisor e vertedouro de superfície. Ao fundo, o grande lago. 1983 – Chesf/Acervo Memória da Eletricidade.

Comentar no Facebook

No Comments

Post A Comment