ABCE faz 83 anos

ABCE faz 83 anos

Criada no dia 03 de abril de 1936, a Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica – ABCE completa 83 anos de atividades dedicadas às principais questões de interesse do setor elétrico brasileiro. A fundação da empresa foi uma resposta à instituição do Código de Águas, em 1934, e tinha por objetivo coordenar as ações das empresas concessionárias de serviços públicos nas áreas de eletricidade, telefonia, gás, águas, esgoto e transportes.

Representante dos interesses comuns entre empresas públicas e privadas, a ABCE incialmente denominava-se Associação Paulista de Empresas de Serviços Públicos, e desde sua fundação destacou a importância da energia elétrica no desenvolvimento do futuro do país. A partir de 1959, especializou-se em serviços de eletricidade e passou a reunir apenas empresas concessionárias de serviços públicos de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica no Estado de São Paulo.

Em 1971, a ABCE teve mais uma vez seu nome alterado. A nova denominação – Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica, mantida até hoje – enfatiza o caráter nacional da instituição e de sua atuação em busca do crescimento do setor energético no Brasil e no mundo. A partir deste marco, a ABCE se tornou uma associação setorial expressiva, representando empresas associadas e debatendo temas de interesse das empresas do setor elétrico e da sociedade. 

Para saber mais: livro “ABCE 70 anos de energia”, disponível na Biblioteca Léo Amaral Penna (Blap). A publicação foi produzida pela própria Associação, baseada em extensa pesquisa sobre a atuação da ABCE em seus 70 anos de atividade.

Foto: UHE Tucuruí – Eletronorte 1987-1989. Acervo Eletrobras Eletronorte, empresa associada e afiliada da ABCE.

Comentar no Facebook

No Comments

Post A Comment