#60yearsChallenge da eletrificação rural no Brasil

Mapa da Eletrificação Rural no Brasil

#60yearsChallenge da eletrificação rural no Brasil

Inspirados pelo #10YearsChallenge (desafio dos 10 anos), apresentamos a série de mapas que retrata o avanço do acesso à energia elétrica nas zonas rurais brasileiras entre 1950 e 2010 (último censo demográfico realizado pelo IBGE). A comparação mostra as transformações ocorridas em 60 anos e permite que relembremos um pouco do processo de eletrificação rural no Brasil.

Atualmente, a presença de energia elétrica no campo é reconhecida como um importante fator de desenvolvimento econômico, humano e social, que contribui de maneira ímpar para a qualidade de vida da população rural. Mas o desenvolvimento da indústria da eletricidade não foi um processo homogêneo no território brasileiro e, por muito tempo, a eletricidade esteve restrita a algumas regiões, com acentuadas diferenças na cobertura dos serviços entre as zonas urbanas e rurais.

Os investimentos em eletrificação rural foram historicamente inconstantes e pouco atrativos paras as empresas de distribuição privadas, por fatores como o baixo consumo de energia elétrica nessas áreas, a alta dispersão da população e os elevados custos de implantação das redes elétricas. Foi somente com o início da presença estatal no setor elétrico que a iniciativas de eletrificação rural ganharam corpo. Primeiro, por meio do apoio e fomento de cooperativas e programas estaduais nos anos 1960 e, depois, através de programas federais como o Luz no Campo (2000) e o Luz para Todos (2003).

Dando a proporção quantitativa, em 1950 só 3,63% dos 6.315.831 domicílios rurais do Brasil possuíam acesso à rede elétrica, em 2000 esse percentual saltou para 71,46%. Nos 10 anos seguintes, a energia elétrica chegou a mais de dois milhões de domicílios rurais, somando 92,65% dos 8.097.416 lares do meio rural.

Imagem

Mapas elaborados pela Memória da Eletricidade, com base em informações extraídas dos censos demográficos e agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), associadas à malha municipal do país nos respectivos anos.

  • Para saber mais

Livro “Eletrificação rural no Brasil: uma visão histórica”, publicado pela Memória da Eletricidade em 2016. Disponível para consulta na Biblioteca Leo Amaral Penna.

Comentar no Facebook

No Comments

Post A Comment