Chesf 70 anos de história

Chesf 70 anos de história

Em março, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) completou 70 anos de atividade. Para contar a trajetória dessas sete décadas de muito trabalho e conquistas, Chesf e Memória da Eletricidade uniram-se na produção do livro Chesf 70 anos de história. Conheça a versão digital da publicação.

Primeira empresa federal de energia elétrica, a Chesf foi constituída com o objetivo inicial de construir uma usina hidrelétrica que explorasse o potencial energético da cachoeira de Paulo Afonso, no rio São Francisco, visando o atendimento do mercado consumidor do Nordeste, na época servido precariamente por termelétricas. A Chesf acabou por tornar-se o motor de desenvolvimento econômico da região, possibilitando a industrialização e o surgimento de polos de agricultura irrigada e de piscicultura, além de contribuir para a chegada da eletricidade até as pequenas cidades, por meio do apoio às iniciativas de eletrificação rural.

Produzido pela Memória da Eletricidade especialmente para a data comemorativa, o livro Chesf 70 anos de história, que em sua versão impressa tem 156 páginas, conta a história do aproveitamento hidrelétrico de Paulo Afonso desde o pioneiro Delmiro Gouveia, famoso industrial cearense, até a atualidade, destacando a participação da Chesf em empreendimentos fora de sua tradicional área de atuação, notadamente na região Amazônica, em parceria com diferentes agentes públicos e privados.

Comentar no Facebook

No Comments

Post A Comment