Cepel comemora 45 anos

Cepel comemora 45 anos

Hoje, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) completa 45 anos. Sua criação, em 21 de janeiro de 1974, foi formalizada pela Eletrobras, Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul, visando a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas especialmente voltadas à geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil.

Em um momento no qual o país era em grande parte dependente de tecnologia importada, a criação do Cepel representou um passo decisivo para maior autonomia tecnológica e criação de know-how próprio em setores de importância estratégica para o desenvolvimento nacional.

A instituição é fruto de uma visão estratégica da Eletrobras, 26 anos antes da promulgação da Lei nº 9.991/2000, que estabeleceu a aplicação de recursos das empresas do setor elétrico em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, o Cepel exerce a Secretaria Executiva de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) e Tecnologia da Comissão de Política Tecnológica das empresas Eletrobras. Também presta apoio técnico a importantes iniciativas de Governo, como as voltadas à universalização do acesso à energia elétrica, à eficiência energética e ao desenvolvimento de fontes alternativas, como a geração solar e a eólica.

  • Para saber mais

Livro “Cepel: a tecnologia nacional vencendo os desafios da energia elétrica” – desenvolvido pela Memória da Eletricidade em comemoração aos 35 anos da instituição, em 2009. Disponível para consulta na Biblioteca Leo Amaral Penna.

Comentar no Facebook

No Comments

Post A Comment