Eventos

Preserva.ME 2017

Com três edições realizadas, o Encontro Nacional sobre Preservação de Memória no Setor de Energia Elétrica – Preserva.ME é um evento de referência na área de preservação histórica do setor elétrico. O evento, realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2017, no Centro Cultural Light, reuniu profissionais responsáveis pela guarda de acervos, promovendo o intercâmbio técnico, o alinhamento de metodologias e a identificação de empresas que precisem de assistência técnica para o desenvolvimento de atividades de preservação e recuperação de acervo. Saiba mais sobre o que aconteceu no Preserva.ME 2017.

I Prêmio Mario Bhering de Preservação de Memória

Criado para reconhecer e incentivar boas práticas empresariais de preservação histórica no setor de energia elétrica, o I Prêmio de Preservação Mario Penna Bhering, realizado no dia 28 de setembro de 2017, reconheceu Itaipu, pelos 30 anos do Ecomuseu; o Grupo CEEE, pelos 40 anos do Museu da Eletricidade; e a Light, pelas múltiplas iniciativas de preservação histórica e educação. Também foram homenageados os primeiros doadores de acervo da Memória da Eletricidade, César Rabelo Cotrim e Léo Amaral Penna.

Lançamento de publicações

Energia elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro

A transformação do Rio de Janeiro em uma metrópole moderna se deveu, em vários aspectos, à chegada da energia elétrica à cidade. Esse processo foi abordado no livro “Energia Elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro”, lançado no dia 21 de março de 2017, no Museu de Arte do Rio (MAR). Saiba mais sobre o evento.

Eletrificação rural no Brasil: uma visão histórica

A trajetória das transformações desencadeadas pela chegada da energia elétrica ao campo é narrada em detalhes no livro “Eletrificação rural no Brasil: uma visão histórica, lançado em 15 de março de 2017, na Fundação Biblioteca Nacional. Saiba mais sobre o que aconteceu no evento.